22/08/2015

Diário de escrita: autopublicação

| |



Olá, everyone!

Lembram que no post sobre o seguro particular eu falei que estava com um projeto novo? Sei que a resposta é não porque isso foi há dois mil anos-luz atrás, mas... Pois é, finjam que lembram e me acompanhem: dêem olá para a mais nova autora publicada do pedaço!!

É isso mesmo que você ouviu <3 cansei de esperar e me joguei no glitter.

Não sei se todos sabem aqui, mas eu sou escritora. Na época auge das fanfics e webnovelas, quando eu tinha 15 anos, escrevi meu primeiro livro. Claro que depois disso foram anos de corta aqui, conserta ali, troca isso, muda aquilo. Mas confesso que de uns anos pra cá, eu deixei a coisa de lado porque não levava muita fé!

Pra completar, quando o orkut deu uma esvaziada, eu perdi quase todos os meus leitores (adeus comunidade de 6 mil membros!) porque não soube aproveitar a transição Orkut-Facebook. Só larguei o primeiro quando quase todos já tinham saído e ainda levei um tempo até resolver criar o grupo do livro e levar até a comunidade oficial. Hoje somos 50, mas foram esses pequenos gafanhotos que me motivaram a dar continuidade ao projeto.

Quem escreve sabe que publicar é difícil. Mandei a história pra várias editoras e to esperando resposta até hoje (deve fazer uns 5 anos hahaha). E eis que começou a surgir aos poucos uma coisinha chamada impressão por demanda.

Se ninguém aqui conhece o Clube de Autores, Createspace, Lulu, Bookess, entre outros, vou explicar:



Se autopublicar de forma independente não é fácil também. Envolve uma montanha de investimento que a maioria de nós não tem. Isso porque normalmente a gente tem que comprar uma tiragem x, que vai sair na casa dos mil, correr atrás pra vender e divulgar e tudo mais.

Não que a impressão por demanda não exija uma grande dose de cara de pau e determinação pra divulgação. A única diferença é que você não gasta um centavo (na teoria) pra publicar. Você faz tudo por si próprio: revisa, diagrama, faz capa (ou paga alguém pra fazer essas coisas, por isso falei na teoria), manda pra um dos sites que faz esse tipo de serviço e voilà! Depois de alguns passos, seu livro estará disponível no site deles para venda e você só precisa se preocupar em divulgar e levar as pessoas até o botãozinho de "comprar".

Como nem tudo são rosas, existem as desvantagens.
O conceito de impressão por demanda é que: o livro vai ta lá no site mas não vai estar impresso. Alguém vai comprar e eles vão imprimir 1 exemplar para aquela pessoa. Isso significa, que o valor de um livro vai sair mais caro do que o normal porque a produção não vai ser em tiragem (o que barateia).

Porém, se você correr atrás e conseguir fazer uma boa divulgação pro seu livro isso não será um problema.

Existem vários sites hoje que fazem isso, como citei ali em cima: Clube de Autores, Lulu, Bookess etc. Eu pesquisei sobre vários e no final cheguei a decisão de fazer isso com o CreateSpace.

Por quê?
Primeiro porque, de todos que eu vi, parecia ser o de melhor qualidade. Segundo porque por lá o meu livrinho ia parar na Amazon americana para vender, e a visibilidade pode ser maior. Terceiro porque por mais que o dólar esteja em alta, se eu pedir vários exemplares e vender por mim mesma era o que mais saia em conta. Quarto porque eu já tava com o livro todo diagramado em tamanho 6" x 9" e no Clube dos Autores não tinha essa opção hahaha

A parte ruim é que eu pago pelo exemplar de prova (pra ver se está tudo ok). Se algo não estiver ok, eu tenho que pagar outro depois que consertar os erros.

A outra parte ruim é que o frete mais barato foi $7,85 e o livro leva de 45 a 60 dias pra chegar. Quase caí pra trás, porque eu já estaria aqui na Irlanda e porque se alguém quiser pedir por conta própria o que mais compensa é essa opção.

O valor dele pra venda ficou em 12$ (mais o frete, sai 20$, o que é caro considerando o valor do dólar hoje #chorando). Por isso, é bem mais vantagem eu pedir uma quantidade x de exemplares e pagar pelo frete mais caro pra depois enviar pras pessoas do Brasil. Ou melhor, pedir pra minha assistente fazer isso hehe (beijo, mãe!).



Enfim, são muitas coisas pra assimilar, mas o importante é: meu livro chegou e já está disponível no site da Amazon <3 Depois de 7 anos desde seu início, eu finalmente o tenho na minha estante e não tem nada mais gratificante do que isso. É muito felicidade!

Quem se interessar, pode ir lá comprar. Caso a grana esteja curta, não se desespere! Também tem a versão em ebook que vende na Amazon brasileira por R$6,00 ou você pode ainda acompanhar aos poucos a postagem dele no aplicativo Wattpad.


Espero que gostem, pessoal! E se tiverem alguma dúvida é só perguntar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário