22/02/2015

Preparativos pro intercâmbio e planner de viagem da Sernaiotto

| |

3 MESES ANTES

No post anterior, falei um pouco sobre meus sentimentos quanto a viagem; minhas expectativas e medos. No entanto, não dá pra ficar parada apenas ansiando a chegada do dia D – infelizmente haha.

Sei que fechei meu pacote bastante em cima da hora. Por isso, preciso correr para deixar tudo pronto até meu embarque. Por ser a primeira vez que fico longe de casa por tanto tempo, ‘tava meio perdida sobre o que fazer e o que levar. Quando penso que vou me mudar e morar fora 1 ano só consigo pensar em carregar meu guarda-roupa inteiro!

Procurei bastante na internet e em blogs de intercambistas que estão em Dublin – ou já foram – pra saber quais são as dicas, o que posso deixar pra comprar lá e o que seria mais indicado colocar na mala aqui logo. Pra quem tiver precisando, aconselho dar uma olhada nos posts dos preparativos da Bethânia, no Um Tempo Fora. A partir dele e de outras fontes, fui criando uma lista com todas as coisas que precisava saber, fazer, comprar e lembrar.

Como não sou muito organizada, o maior achado desses dias foi o planner para viagens longas maravilhoso que a Loma Sernaiotto disponibiliza no blog dela. O arquivo é composto por quatro páginas e a primeira é uma checklist que já oferece uma lista primária de coisas básicas, de higiene e roupas que você não pode esquecer de botar na bagagem. Nas próximas páginas você encontra quadros para anotar itens a comprar e seus preços, lugares que quer conhecer e os custos, a área de finanças, com todos os gastos no cartão, travel money, hospedagem, transportes etc., contatos importantes e a to-do-list da pré-viagem e durante a estadia no lugar.



Já feito a indicação básica, vou falar agora dos meus preparativos.

Tarefas realizadas:
  • Fechar o pacote do curso com aulas + 2 semanas de acomodação + seguro governamental + transfer;
  • Agendar o passaporte (tive que reagendar três vezes pra conseguir algo perto e numa data próxima! Mas consegui. Ufa!);
  • Arranjar malas grandes emprestadas.

Tarefas a fazer:
  • Comprar passagens;
  • Tirar o passaporte;
  • Comprar o seguro particular;
  • Pedir emprestado casacos de frio pras amigas que já fizeram intercâmbio;
  • Fazer procuração pro caso da minha mãe precisar resolver alguma coisa em meu nome;
  • Trancar a faculdade;
  • Escanear e xerocar todos os documentos pessoais e referentes à viagem pra levar uma cópia comigo, deixar uma de cada com a minha mãe, colocar no computador e no iCloud;
  • Adquirir um Visa Travel Money;
  • Comprar euros!!!
  • Ir no banco e conversar com gerente pra decidir se cancelo meu cartão;
  • Marcar médicos e exames;
  • Comprar sacos à vácuo (coisa mais linda pra quem tem muita coisa pra levar na bagagem!)
  • Ensinar minha família a mexer no Skype haha.

Ai, bate até um desespero fazer essa lista! Mas é isso aí, infelizmente. Agora é correr contra o tempo e deixar tudo preparado até maio.

Am I gonna make it? Acompanhem o blog pra saber!

That’s all, folks! xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário