05/05/2015

Fotógrafo de Instagram: ser ou não ser? Eis a questão

| |


Ah! A Internet! Esse lugarzinho curioso onde podemos ser o que quisermos, aprendermos de tudo e colocar em nossa "bio": fotógrafo. Não sei se isso é bom ou ruim. Acho que alguns fotógrafos profissionais tenderiam pra segunda opção. Como não sou profissa, não posso me atrever a falar por eles, mas acho que de certa forma o mundo online traz tanto coisas positivas quanto negativas.

Sempre gostei muito da comunicação e vários dos seus desdobramentos. Portanto, não é surpresa que eu goste tanto de fotografia. Mas confesso que depois de tentativas e tentativas, acho que hoje sou só fotógrafa de Instagram e nada mais mesmo. Não que fotógrafos de Instagram não mereçam seu destaque. Há uns meses atrás, me atrevi a criar uma conta lá só de fotografia, e compartilhava meus ~cliques~, mas também seguia várias pessoas. E era cada imagem maravilhosa que eu encontrava que ficava embasbacada.

Acho que esse é um dos principais pontos positivos do avanço dessa tecnologia toda. Em que outro momento do mundo encontraríamos com tanta facilidade esse monte de talento reunido? A fotografia não era nem mesmo muito prestigiada há um tempo atrás e agora: olha só! Todos queremos ser fotógrafos.


Ainda mais com a facilidade que tem sido encontrar as informações técnicas que precisamos saber, comprar no estrangeiro máquinas profissionais incríveis, lentes ainda melhores e compartilhar tudo pra todo mundo - basta ter um wifi. A única coisa que não se aprende na internet é a ter o "olhar".

É aí que tá o problema.

O olhar é a sua particularidade. É o seu modo de ver o mundo e mostrá-lo através da imagem. Uma foto precisa falar com quem a vê. E eu sei de muita gente por aí que se diz fotógrafo, mas sua foto não me fala absolutamente nada. Acaba que a coisa toda se banaliza. As pessoas saem clicando por aí, colocando um efeito aqui, outro ali, e tchã-rã. "Sou fotógrafo".

Até tentei fazer isso também, confesso. Mas cheguei à conclusão de que minhas fotos não falam muita coisa mesmo. Só são (algumas) esteticamente bonitas. Aí resolvi voltar pra escrita, que é onde me encaixo melhor, e deletei a conta de fotógrafa no Instagram.

Mas confesso que ainda me arrisco a alguns cliques e colocar umas hashtags pra parecer profissional. E na "bio" tá lá: fotógrafa... De Instagram. Pelo menos, eu admito o fracasso e sigo minha vidinha sem grandes expectativas. E vou registrando. Quem sabe um dia não descubro onde tá o meu ~olhar~?








  



Essas são algumas das minhas tentativas de fotografia de instagram.
Quem aí gosta de fotografar também? Compartilhem seus instagrams nos comentários ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário