25/04/2015

Cantinhos do Rio - Tomando café no Forte de Copacabana

| |

Bem-vindos, meus lindos, a mais um post da série Cantinhos do Rio! Tinha pensado em continuar a escrever por dia, não por lugar visitado, mas achei que os próximos locais eram importantes demais para não ganharem destaque maior.

No sábado, terceiro dia da nossa empreitada turística pelo Rio, fizemos duas paradas importantes: visitamos o Forte de Copacabana e subimos o Corcovado para ver o Cristo Redentor e, é claro, a vista sensacional lá de cima. Hoje, eu vou falar do primeiro!

Nunca fui muito de fuçar e conhecer lugares novos no Rio. Quando era menor, visitei alguns que hoje já nem lembro mais como são direito. O Forte era assim. Tinha uma vaga lembrança de algumas fotos com a minha mãe, mas não sabia nem onde ficava. Ano passado li uma matéria sobre lugares para tomar café na cidade e resolvi refrescar minha memória. Desde então, se tornou meu lugar favorito. Não apenas pela vista, que por si só já é estupenda, mas porque o Café do Forte, filial de um dos cafés mais famosos e clássicos do Rio: a Confeitaria Colombo, é sensacional. 
Reprodução: Confeitaria Colombo



Gregos já fizeram epopeias sobre esse café. Romanos travaram guerras por ele. Mocinhas suspiraram mais por ele do que por Tony Stark. Eu? Me apaixonei <3 O café lá é maravilhoso, e vale cada centavo.

Mas vamos parar de babar, e ir ao ponto.

QUANDO IR?
O Forte funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. Se você planeja ir durante a semana, não precisa se preocupar com horário. É bem mais tranquilo e mais vazio. Mas se você só pode em feriado ou final de semana, se prepare para chegar cedo. Em um feriado que fui, ao chegar 10h30, tive que esperar 2h por uma mesa. Quando levamos nossa turista, chegamos antes da abertura, num sábado normal de abril, e tinha uma fila bem grande e ainda esperamos dois grupos sentarem para começar a lanchar. Se você aceita ficar na parte fechada, vai ser mais rápido. Mas a maior graça pra quem nunca foi é a vista do lado de fora.

Se você não quer esperar de jeito nenhum, também existe a possibilidade do 18 do Forte. É outro café que tem no Forte, bem mais vazio, mas a única vez que fui lá não fui muito bem atendida e peguei um trauminha.

Vista da mureta do Forte | Arquivo Pessoal


QUANTO CUSTA?
Pra entrar no Forte, você paga uma pequena taxa de 6 reais (ou 3, com meia para estudante). Isso porque lá também tem dois museus, que são interessantes pra quem gosta de história. Ali, você encontra réplicas ou até os instrumentais reais conservados da época em que o Forte era necessário para defender a cidade. Dá pra passear se tiver que esperar muito tempo.

Sempre que como lá, peço o combo do café da manhã, que pode ser individual ou duplo. Aviso logo que o individual vem bem recheado: 1 xícara de café, chá ou chocolate + 1 suco de laranja, iogurte e cereais, 1 cesta de pães, torrada petrópolis (céu na terra), 2 fatias de queijo, 2 fatias de presunto, 1 prato com fatia de bolo de limão, palmier e outros biscoitinhos doces, e 1 pratinho com manteiga, mel e geleias. Quando fui com meu namorado, até sobrou comida. Caso vá em grupo, é vantagem pedir o duplo e, por fora, apenas as bebidas.

Tudo isso pela bagatela de R$35. Dividido, sai bem em conta, porque é uma baita refeição.

Éramos em sete, então pedimos o café da manhã duplo! Água na boca só de olhar :3 | Arquivo Pessoal


O Café do Forte também conta com o combo de chá da tarde, além de lanches individuais. Os produtos, você encontra aqui no site oficial.

É um lugar ótimo para visitar com a família, em casal, e até com as amigas. Também é bem legal pra tirar fotos, porque essa vista né! Melhora qualquer imagem! Como prova, aqui vão algumas que tirei no dia:
Praia de Copacabana | Arquivo Pessoal
Reparem nessa vista maravilhosa | Arquivo Pessoal
Meu look do dia: despojada haha | Arquivo Pessoal

Vista panorâmica de cima da área dos canhões. Pra ver a foto ampliada, é só clicar aqui | Arquivo Pessoal

De lá de cima também dá pra ver a Praia do Diabo e as Pedras do Arpoador! | Arquivo Pessoal

Cabelos ao vento *poder*| Arquivo Pessoal

EXTRA DO PASSEIO
Se tiver com tempo, quando sair do Forte, segue até o posto 5 na praia. Olha quem você encontra por lá:
Drummond <3 | Arquivo Pessoal

Então é isso, galera! Alguém aqui já foi? O que achou?
Se não foi, ficou com vontade de ir? Conta aqui nos comentários ;)

Forte de Copacabana
Praça Coronel Eugênio Franco n. 1 - Posto 6 - Copacabana
Rio de Janeiro/RJ | Tel: +55 (21) 2521-1032
Se você perdeu os primeiros posts da série, não deixa de conferir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário