16/04/2015

Cantinhos do Rio - Barra da Tijuca e Lapa

| |



Depois de levar nossa amiga no Banana Jack, no segundo dia do nosso passeio turístico, ainda tivemos o problema de ser dia de semana e nossa guia trabalhar. Então, só começamos nossas andanças pro final da tarde. No entanto, apesar de ser um dos cantos mais longe pra nós, a Barra é acessível por ônibus se você não tiver um nativo pra te levar (ou um carro).
  • Se você estiver na zona sul, pode ir por São Conrado;
  • Na Tijuca e arredores, subir o Alto da Boa Vista;
  • E no restante da zona norte, pegar um ônibus que vá pela Linha Amarela;
  • Se tiver dinheiro, pegue um táxi.
O importante é: leve um livro, ouça uma música, aprecie a vista; é longe – mas vale a pena. A Barra é um bairro novo, e tem uma semelhança bem grande com algumas cidades dos Estados Unidos, como Orlando e Miami (as únicas que conheci haha). O problema maior é o trânsito (sempre tem). Por isso, a dica que dou é: planeje-se para ir e voltar cedo.


Indo pela zona sul, essa é a vista maravilhosa da Pedra da Gávea que vocês vão ter <3 | Arquivo Pessoal


Anyway, paramos no início da praia, próximo à Praça do Ó, e andamos um pouco pela orla para tirar foto e apreciar a vista. Como tínhamos pouco tempo, voltamos logo. Indo cedo, você pode colocar um biquíni e curtir a praia. Apesar de o mar ser mais forte do que na zona sul, a praia da Barra é mais vazia e muitas vezes mais gostosas do que as outras. Se você estiver de carro, pode se arriscar também a ir pra Praia da Joatinga (no Joá, entre São Conrado e a Barra) ou ir mais longe. Depois do Recreio dos Bandeirantes, você encontra a Prainha e Grumari. Mesmo sendo carioca, ainda não tive a oportunidade de conhecer nenhuma das três, mas tenho muita vontade. Dizem que são as mais bonitas daqui, por serem mais tranquilas e afastadas das áreas movimentadas.
Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal


Enfim, voltamos e seguimos para o shopping Downtown. Como o tempo estava mais fresquinho esses dias, não sentimos falta do ar condicionado. O shopping é aberto e gostoso de passear. Levamos nossa turista na Starbucks, porque na cidade dela não tem e ela nunca tinha provado! Indiquei o frappuccino de Choco Chip e tomei um de Chocolate Branco. O preço do menor fica em torno de R$12 (varia de acordo com o sabor), mas ele é bem grande e no final ficamos até cheias. Ela aprovou total <3
Pracinha do shopping, puro amor | Arquivo Pessoal

Frappuccinos de Choco Chip e Chocolate Branco, provem!! | Arquivo Pessoal


Quando voltamos, pegamos AQUELE trânsito. Sexta-feira à noite é o pior horário para se estar na rua. Evite. Use o tempo para descansar para conhecer a noite carioca.

Nós chegamos já em cima da hora pra nos arrumar e sair. Como íamos beber e éramos em três, pegamos um táxi mesmo porque saía uns 10 reais pra cada uma só. Mas se você não quiser pagar, tem ônibus que deixa dentro da Lapa. Caso pegue o metrô, você pode descer na Cinelândia – mas tem que andar um pouquinho.

Tivemos que decidir o que fazer, porque ainda pretendíamos visitar o Corcovado (que é carérrimo) e não queríamos gastar muito. Por isso, sentamos no Bar da Boa e tomamos uma cervejinha. Não curti muito, porque queria dançar; mas se você quer sentar e bater papo com os amigos é um lugar bacana.

Bar da Boa na Lapa | Reprodução: Google


Dicas ali na Lapa se você tiver mais dinheiro pra ir (algumas nunca fui, mas indicaram): Teatro Odisseia, Lapa Irish Pub, Lapa 40º, Carioca da Gema, Estrela da Lapa e Rio Scenarium.

O Teatro Odisseia é onde costumo ir com mais frequência, devido às festas alternativas que têm sempre lá, com público mais jovem e diversificado, e músicas no estilo que gosto (rock, pop indie, pop e/ou mpb). Se estiver procurando algo no estilo, vá lá. Ou procure o Espaço Acústica, Gafieira Elite, Casa da Matriz, Fosfobox, Espaço Rampa, Bukowski. São os lugares mais indicados pelos meus amigos ;)

Terminamos a noite cedo e com um gasto mínimo. Como pretendíamos começar o sábado cedo, pra compensar, foi positivo. E nada como uma boa companhia para tornar qualquer dia ótimo.

Tá gostando da série? No próximo post, teremos Forte de Copacabana e Corcovado \o/


Endereços dos lugares citados nesse post:

Shopping Downtown – Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca
http://downtown.com.br/site/content/home/index.php

Bar da Boa – Av. Mem de Sá, 69 – Lapa
http://www.bardaboalapa.com.br/

Teatro Odisseia – Av. Mem de Sá, 66 – Lapa
http://teatroodisseia.com.br/

Lapa Irish Pub – Rua Evaristo da Veiga, 147 – Centro
https://www.facebook.com/pages/Lapa-Irish-Pub/177596852262765

Lapa 40º – Rua Riachuelo, 97 – Centro
http://lapa40graus.com.br/novo/index_rio.php#home

Carioca da Gema – Av. Mem de Sá, 79 – Centro
http://www.barcariocadagema.com.br/bar.htm

Estrela da Lapa – Av. Mem de Sá, 69 – Centro

Rio Scenarium – Rua do Lavradio, 20 – Centro
http://www.rioscenarium.com.br/novo/

Espaço Acústica – Praça Tiradentes, 2 – Centro
http://www.espacoacustica.com.br/site/

Gafieira Elite – Rua Frei Caneca, 4 – Centro
https://www.facebook.com/gafieira.elit.35

Casa da Matriz – Rua Henrique de Novaes, 107 – Botafogo
http://casadamatriz.com.br/

Fosfobox – Rua Siqueira Campos, 143, lojas 23 e 24 – Copacabana
http://www.fosfobox.com.br/

Espaço Rampa – Clube de Regatas Guanabara, Av. Repórter Nestor Moreira, 42 – Botafogo
http://www.espacorampa.com.br/

Bar Bukowski – Rua Álvaro Ramos, 270 – Botafogo
http://www.barbukowski.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário