14/03/2015

Intercâmbio: Tirando o passaporte

| |


Se você tem planos de fechar seu intercâmbio em um futuro muito próximo, esse post é pra você: vim dar uma dica muito valiosa pra não cair no desespero do tempo curto. Enquanto toma as decisões mais importantes do seu intercâmbio, como o lugar pra onde vai ou se vai fechar com agência ou escola, agende o requerimento do seu passaporte.


Se você já tem um, atente-se à validade! Segundo as novas regras (referente aos países do Tratado de Schengen), seu passaporte tem que estar válido por, pelo menos, três meses após a sua data de retorno. Ou seja, se você vai ficar um mês, por exemplo, o prazo de validade dele tem que ser de, no mínimo, quatro meses a contar da sua data de ida.

Como a Inglaterra não faz parte do Tratado, a regra lá é diferente: esse prazo passa a ser de seis meses. Para entrar na Irlanda, o passaporte brasileiro deve ter no mínimo um ano de validade. Caso vá pra outro lugar, não se esqueça de pesquisar as regras referentes ao país!

Considerando que precise renovar ou não tenha passaporte, meu conselho é: solicite o requerimento no site o mais rápido possível. Não sei como funciona em outras cidades, mas aqui no Rio de Janeiro tive um trabalhão para arranjar uma data que não fosse muito em cima da minha ida. Requeri o agendamento no final de janeiro e não encontrei nenhuma data disponível por perto. Tive que marcar pra Macaé, que é uma cidade a algumas boas horas daqui. Depois de alguns dias no desespero e olhando o site com frequência para tentar reagendar, consegui marcar pra semana passada no aeroporto internacional. (amém!)

Esperando a emissão do novo passaporte <3 | Arquivo Pessoal


Mas pra vocês não passarem por isso, vim aqui ensinar como agendar seu passaporte:
  1. Entre no site da Polícia Federal, na sessão de Serviços > Passaporte;
  2. Clique em Requerer Passaporte;
  3. Leia atentamente o passo-a-passo descrito e clique em Emissão do Passaporte, no passo 2;
  4. Uma janela se abrirá e você deverá preencher os dados pedidos com a sua documentação;
  5. Depois de completar, você vai ter que pagar pela emissão. A GRU custa R$156,07 (eu sei, dói no peito e no bolso!). Caso já tenha feito um passaporte antes, ele tem que ser apresentado na hora do pedido de emissão presencial (mas verifique se ele consta no DPF dependendo da data em que foi feito. Minha prima teve um lá por 1993 e quando chegou no posto da Polícia, eles disseram que nem estava no sistema). Se você tiver perdido, vai ter pagar o dobro desse valor!
  6. Enfim, agende uma data de acordo com sua disponibilidade. Se não tiver nada próximo, não se desespere: é possível fazer o reagendamento e normalmente as vagas vão se abrindo, além das desistências que ocorrem. Mas tome cuidado, pois depois de feito pela primeira vez, você terá que esperar 30 dias para tentar trocar por outra data.
Depois disso, você só precisa esperar sua data. Verifique com cuidado a documentação necessária para levar. Se não estiver com todos, você terá que fazer um novo agendamento – então, nem pense em deixar tudo pra cima da hora, né!

Procure chegar no local com antecedência. No posto, eles irão chamar pelo horário e lá você vai apresentar os documentos, confirmar suas informações e tirar uma foto (pior parte, socorro haha). E depois disso, vai ter que esperar mais alguns dias para voltar e pegar o passaporte pronto. No meu caso, o prazo que me deram foi de 8 dias corridos. Pra minha prima, foram 12. Mas em média, não demora muito. A parte mais complicada é conseguir uma data boa e próxima para não atrasar sua viagem.

Quando eu fui pegar o meu tinha um fila enorme, mas provavelmente vai depender de como é o posto que você escolher. Fiquei lá umas boas duas horas, esperando o atendimento que durou por volta de 2 minutos! Só confirmei as informações, entreguei minha GRU paga e a identidade, assinei o passaporte e pronto! Estava pronto para levar pra casa.

Agora, a tranquilidade de já estar com o passaporte em mãos me deixa pensar nas outras questões com menos desespero.

Meus passaportes antigo e atual. | Arquivo Pessoal
That’s all, folks! Até a próxima, e se tiverem alguma sugestão de post, podem deixar aqui nos comentários ;)

--
Gostou das dicas? Comenta e compartilha e ajude futuros intercambistas a tirarem suas dúvidas!


Quem quiser bater um papo comigo sobre intercâmbio, sugerir pauta pra tag ou corrigir algo que falei aqui, pode comentar aqui embaixo, chamar na página do blog no Facebook ou mandar e-mail praclaraalves@altaexposicao.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário